sábado, 5 de março de 2016

Cachorros, os melhores amigos do homem: 10 raças ideais para homens brasileiros

Cães acompanham homens desde sempre. Usamo-os para caça, defesa e orientação; mas a verdade é que esses animais são excelentes companheiros, muito além de ferramentas utilitárias.

Algumas raças são mais simpáticas à psicologia e ao temperamento masculinos. Elas podem inclusive servir melhor ao homem nos seus objetivos.  Reúno aqui uma lista com 10 dessas raças.

A lista não segue uma ordem. É uma seleção limitada que considera, além da aproximação com as características masculinas, a presença das raças no Brasil e os benefícios do bicho para muitos tipos de homens (pai de família rural, jovem urbano, etc.). 

Com essas sugestões, sobra a você decidir ter ou não um cachorro, ou qual raça escolher de acordo com sua personalidade e preferências.

Vale ressaltar que esta não é uma lista de cães mais fortes, agressivos ou coisas do tipo. Estamos falando de uma relação de cães e masculinidade por inteiro, o que inclui diversos aspectos.

Mas atenção! Essa postagem descreve diferentes raças de forma superficial com fim de sugerir um aprofundamento maior pela raça de interesse. Não adquira seu cachorro sem o conhecimento necessário.

Vamos à lista!


Mastim Napolitano

País de origem: Itália
Características: Um cachorro enorme, forte e resistente, mas de temperamento equilibrado. Esse cão lida muito bem com sua família e território, mas não com estranhos.
Vantagens: A combinação de seu porte e agressividade na medida certa faz dele um ótimo defensor de sua casa.
Desvantagens: Não é um bom cão para donos inexperientes, pois precisa de treino firme.
Funções: Um guardião eficiente que não precisa de treinamento para ataque, já que cumpre sua função por instinto.
Dono: Esse cão exige experiencia na criação de cachorros grandes. É uma raça muito boa para homens que gostam de cães grandalhões e querem que eles possam conviver com sua família tranquilamente.


Doberman

País de origem: Alemanha
Características: Bem treinado, esse cão se torna submisso e amoroso. Ele pode se dar bem com sua família e conviver bem de perto com vocês. Sempre de orelhas em pé, literalmente.
Vantagens: Um cachorro fiel, adaptável, muito inteligente e amoroso. Fisicamente, o Doberman é elegante e belo.
Desvantagens: Exige atenção, treino e atividade. Pode ser teimoso.
Funções: Foi desenhado para proteção, mas é um ótimo guardião. Seu faro, audição e inteligência, quando bem treinados, fazem do Doberman um cão extremamente perceptivo para o perigo.
Dono: Você quer este cachorro se está disposto a dedicar seu tempo em treinos e atividades constantes. Recomendado para homens que precisam de proteção e pais de família que queiram um guarda fiel e perceptivo.


Bull Terrier

País de origem: Reino Unido
Características: Apesar de lembrar o Pitbull, o temperamento do Bull Terrier é diferente. Ele é dócil, enérgico e um ótimo companheiro para crianças. Tudo isso com num corpo forte e ágil, criado para combates e rixas. 
Vantagens: Combina docilidade e socialidade com a capacidade de agredir se necessário, o que torna esse terrier um bom cão de guarda.
Desvantagens: Sua aparência é considerada "fofa", mas há quem o ache esquisito. Além disso ele exige um treino firme e muita atividade.
Funções: Cão de guarda de família
Dono: Pais de família, homens ativos e que gostem de atividades que exigem força bruta.


Rottweiler

País de origem: Alemanha
Características: Muito fiel ao dono, o Rottweiler bem treinado é dócil, amável e de boa convivência com a família. Entretanto, seu jeito calmo e tranquilo convive com um temperamento territorialista e protetor. Ele vai usar seu corpo robusto e suas mandíbulas (mais fortes que as de um Pitbull) para proteger sua casa quando necessário. Essa raça é, originalmente, de pastores, o que faz do Rottweiler um apaixonado por lugares espaçosos e pelo campo. 
Vantagens: Fiel, tranquilo e protetor.
Desvantagens: Exige treino, atividade e responsabilidade. Pode não se dar bem com estranhos, principalmente longe do dono.
Funções: Cão de guarda e pastor.
Dono: Pais de famílias responsáveis, donos de propriedades rurais.


Pastor Alemão

País de origem: Alemanha
Características: Veloz, forte, corajoso, equilibrado e com um excelente faro; esses cães são pastores natos que se mostraram cães de guardas sem igual. Seu maior diferencial, porém, é sua inteligencia superior (3º lugar entre todas as raças), que torna-o capaz de aprender quase qualquer coisa.
Vantagens: Poucos problemas com treinamento e adestramento. São equilibrados e nada teimosos.
Desvantagens: O Pastor Alemão necessita de exercícios mentais e físicos diários. Queda de pelo é característica dessa raça.
Funções: Esses cães podem cumprir quase qualquer missão que lhes seja dada. Atuam principalmente como cães de guarda, pastores, policiais, farejadores e rastreadores.
Dono: Pais de famílias, donos de propriedades rurais, homens que queiram um companheiro obediente e fiel.



Akita


País de origem: Japão
Características: Esse cão é rápido, forte, silencioso e desenhado para caçar grandes animais na neve. Apesar disso, se tornou um guardião por excelência. Seu instinto protetor e territorialista explicam essa habilidade.
Vantagens: Quando bem treinado o Akita se torna um protetor ativo.
Desvantagens: Pouco resistente ao calor, desconfiado com estranhos, às vezes pode ser agressivo com a intenção de proteger.
Funções: Caçador de grandes animais, guardião e policial.
Dono: Homens que morem em lugares frios e queiram cães mais sérios que brincalhões.










Pointer Inglês


País de origem: Reino Unido
Características: Enérgico, resistente e companheiro, o Pointer é um caçador de pássaros veloz. Ao pressentir uma caça esse cachorro vai literalmente apontar, colocando-se numa posição indicativa.
Vantagens: Dócil, companheiro e resistente.
Desvantagens: O Pointer inglês exige muita atividade em espaço aberto. 
Funções: Caçador de longo alcance, cão de companhia e por vezes cão de guarda.
Dono: Homens interessados em esportes no campo, aventureiros e proprietários de áreas rurais.


Border Collie

País de origem: Reino Unido
Características: A raça mais inteligente do mundo. Um trabalhador dedicado que exige aprendizado e atividade. O Border Collie também é rápido, incansável, dinâmico e nada agressivo. 
Vantagens: Sempre atento aos comandos de seu dono, que aprende com muita facilidade.
Desvantagens: Como um trabalhador ativo, exige espaços abertos e muita atividade para gastar sua energia.
Funções: O melhor cão pastor do mundo é também um excelente esportista.
Dono: Homens interessados em esportes caninos, donos de propriedades rurais.


Dogue Alemão


País de origem: Alemanha
Características: Um cachorro de família. Esse gigante elegante quer ser criado dentro de casa participando dos acontecimentos que envolvem os seus moradores. Ele é dócil e amigável com crianças, mas seu porte e instinto territorialista fazem do Dogue Alemão um ótimo cão de guarda.
Vantagens: Perfeito para se ter numa família, tanto para companhia e brincadeiras quanto para segurança.
Desvantagens: Não gosta muito de espaços grandes.
Funções: Cão de guarda, companhia e caçador de grande animais.
Dono: Pais de família disposto a ter um cachorro grande dentro de casa.


Golden Retriever


País de origem: Reino Unido
Características: Extrovertido, amigo, dócil e brincalhão. O Golden tem necessidade de agradar e é extremamente sociável. Esse cão é ideal como companheiro fiel da família. Mergulhador nato, sua função original era recolher a caça em ambientes difíceis, principalmente dentro da água.
Vantagens: O Golden é adaptável, ativo, sociável e amigável.
Desvantagens: Exige grandes espaços e atividade constante.
Funções: Cão guia, companheiro, recolhedor de caça, esportista, entre muitas outras atividades que essa raça pode exercer.
Dono: Pais de família que procuram cachorros fieis para boas experiências familiares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!